terça-feira, 27 de setembro de 2011

Data: 23 de julho de 2011.

Convidados: Tenente Coronel Jair Junior, comandante do Terceiro Batalhão da Polícia Militar e o delegado Graciliano Lordão. 

Tema abordado: a segurança em Parnamirim.



A questão da segurança em nossa cidade é gravíssima. Ambas as autoridades entrevistadas concordaram que tem muito ainda o que fazer nessa área. O principal vilão, agente catalizador de várias ações de violência é o tráfico de drogas. A Polícia Militar, segundo o TC Jair Júnior, retira o “lixo” das ruas e entrega para ser processado na Polícia Civil. O comandante do 3º BTL garantiu que a maior dificuldade não é a grande extensão da área que fica sob a responsabilidade da unidade, que engloba Parnamirim (toda), Nísia Floresta, e o presídio de Alcaçuz. O TC Jair Junior também aguarda do prefeito Maurício Marques a construção de postos policiais em localidades conforme prometido.

Já o delegado Lordão, titular da delegacia de Parnamirim, considera que a legislação é totalmente defasada, dificultando o trabalho da polícia e as aplicações das penas previstas em lei são “brandas e cheias de brechas, facilitando a obtenção da liberdade da marginalidade”. Ele aguarda melhores condições de trabalho prometidas pela Secretaria de Segurança do Estado do RN. Trabalha também com a possibilidade da implantação do Disque Denúncia de Parnamirim de suma importância para a população, a ser colocada em prática no menor espaço de tempo. 

Temos que considerar que a geografia de Parnamirim facilita a rota de fuga dos criminosos, a entrada da droga, o esconderijo de criminosos, já que existem saídas em todas as direções, seja através de rodovias federais ou estaduais, como caminhos carroçáveis. Em direção à Recife com acesso a várias cidades, no sentido de Mossoró, Fortaleza, Zona Sul de Natal, Vera Cruz, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Zona Norte de Natal e outras mais.

A segurança necessita também da participação do prefeito, já que os mesmos simplesmente dizem que segurança é de responsabilidade do Governo do Estado. Esquecem eles que iluminação de qualidade na cidade, a implantação da Guarda Municipal, a presença do Poder Público nos bairros são fatores que ajudariam a combater a criminalidade. Exemplos dessas ações são vistas em várias cidades no país.



Novo convite foi feito a ambos para voltar ao programa e continuar e debater sobre esse tema que é de preocupação de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário