quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Data: 17 de dezembro de 2011. Convidado: Jornalista Everaldo Lopes, colunista da Tribuna do Norte (Apito Final).


O programa do dia 17 de dezembro teve como homenageada na sua parte cultural a atriz e cantora cearense ELBA RAMALHO. Sua biografia e dose dupla de sucessos executadas, escolhidas em seu repertório eclético, mas sempre mantendo as raízes do talento nordestino, que sempre encantaram o público.

ENTREVISTA

Everaldo Lopes, de família dedicada ao jornalismo, há 30 anos milita na imprensa do RN. Começou no Diário de Natal indo depois para a Tribuna do Norte onde permanece até hoje, assinando sua coluna diária, Apito Final, leitura obrigatório dos que gostam do esporte e cultivam a memória do nosso futebol. Jeito simples e cativante guarda em sua memória devidamente arquivada em seus alfarrábios, uma parte importante da história do RN. Um cavalheiro na acepção da palavra. Não alimenta discórdia de forma nenhuma. Nem quando lhe perguntam por quem torce. Torcedor comedido se esconde na imparcialidade que a ética lhe impõe, de forma consciente.

Everaldo começou seu bate papo falando de um amigo comum: Edmar Viana. Lembrou-se de quando o conheceu na redação do Diário de Natal, pleiteando uma oportunidade de mostrar suas charges. Daí surgiu uma amizade interrompida pela irresponsabilidade daquele que foi um grande parceiro e amigo. Edmar Viana não cuidava da saúde e nos deixou prematuramente. O “Cartão Amarelo”, esgotado inúmeras vezes, foi o bem produzido a quatro mãos. Everaldo dava o mote e Edmar caprichava na charge. Uma tabelinha da melhor qualidade.

Everaldo, embora americano, é do time pensa que o América forte precisa de um ABC forte, e vice-versa. Um precisa do outro para manter a rivalidade em pleno apogeu. O futebol do RN só sobrevive dessa forma. Outro fator lembrado também é o fortalecimento do interior. A presença de José Vanildo a frente da Federação Norteriograndense de Futebol, também tem sido benéfica, quebrando uma fase de ineficiência de gestões anteriores.

A construção da Arena das Dunas também foi alvo de comentários do “velho escriba”. Foi contra a demolição do Machadão e acha que o estádio novo será subutilizado para o futebol do RN. Com a decisão acertada, segundo sua opinião, da direção do América em construir seu estádio, o uso do Arena ficará mais restrito ainda. Aliás, essa decisão deveria ter sido tomada quanto da venda da sede da Roberto Freire, embora saiba das dificuldades da época em tomar essa decisão.
Everaldo Lopes espera um bom Campeonato Potiguar de 2012. Uma coisa ele tem certeza, não haverá tapetão, fato corriqueiro em edições passadas. É uma nova fase da FNF que apesar das dificuldades de do pouco investimento das empresas tem procurado melhorar.

O futebol nacional e internacional foi lembrado. A exuberância do Barcelona, a preocupação com a seleção brasileira, as obras da Copa do Mundo, aqui e nos outros estados, a permanência secular e danosa de Ricardo Teixeira a frente da CBF, Neymar e Cia, foram temas abordados.

Como sempre, um papo a ser renovado sempre, com o mestre Everaldo Lopes. Uma amizade, se posso assim dizer, que só trás alegria. Não se passará mais um ano para repetirmos o convite. Ele já está feito. Só falta ser atendido. É só avisar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário