terça-feira, 27 de setembro de 2011

Data: 24 de setembro de 2011.

 
Convidado: Vereador Gildásio Figueiredo


Gildásio Figueiredo, vereador por 5 mandatos, professor, formação em meio ambiente, 3 filhos, hoje no PSB mas rompendo com o partido para se filiar ao PSDB.

Gildásio foi acompanhado de sua filha Rayane Figueiredo que o acompanha também nas atividades políticas e Romildo, vice-presidente do PSDB que é presidido pelo seu irmão Figueiredo.

Gildásio discorreu por que é o único vereador que se posiciona como opositor ao prefeito Maurício Marques. Não concorda com a postura de submissão da bancada que apoia o prefeito, por entender que o poder legislativo não deve apenas se submeter à sua vontade em troca de cargos e outros benefícios. A Câmara Municipal deve assumir sua posição de legislar, aprovar ou não o que o chefe do executivo propor, mantendo sua autonomia como poder estabelecido, agindo de forma independente e harmônica com os demais poderes.

Além disso, é crítico à assessoria de Maurício Marques, classificando-a de inócua, não prestando um serviço de qualidade. É péssimo o staff do prefeito. Teceu comentários sobre a administração da saúde municipal, da educação praticada na cidade, do abandono em relação a outros setores como a Secretaria de Meio Ambiente, assunto em que o vereador domina. A insegurança em Parnamirim tem crescimento galopante e embora seja um assunto que envolve o governo do estado, pode ser ajudada com ações da prefeitura como a melhoria na iluminação pública, a criação da Guarda Municipal, a presença diuturna dos alunos nas escolas do município com atividades que favoreçam a cultura, o esporte e a presença da família de fato integrada à comunidade escolar.

Se revolta com a proibição da distribuição da merenda escolar aos funcionários que trabalham na escola. Outras coisas deveriam ser alvo da fiscalização do Ministério Público, não isso.
Falou da necessidade da criação de ciclovias elencando todos os benefícios que ela traz, tanto nas vias municipais como nas vias federais e estaduais. A prefeitura deveria agir nesse sentido cobrando dos demais poderes essa atitude.

Gildásio comentou a conversa que teve com a presidente do PSB Vilma de Faria no início do ano, solicitando a chefia do diretório municipal do PSB, já que detinha um mandato e gostaria de dar uma nova diretriz ao partido no município. Relata que a ex-governadora gostou demais da conversa, mas não o atendeu. Declarou que a chefe do partido em Parnamirim é a deputada estadual Márcia Maia que, aliás, nem lhe atende ao telefone. Não pode permanecer num partido com a “liderança” do secretário Naur Ferreira. Vai tomar as providências cabíveis para sair do PSB já que não acredita numa atitude de uma liberação espontânea por parte do comando regional do partido.

Seu destino será o PSDB onde pretende se candidatar a prefeito de Parnamirim. Sente-se preparado tanto intelectualmente quanto no aspecto ético e moral. Imagina que a população de Parnamirim é liberta de amarras políticas e a maior prova disso foi o resultado das eleições presidenciais de 2010.
Acha graça quando sabe que o prefeito Mauricio Marques diz que vai ganhar a próxima eleição por WO, como tem dito em todos os cantos. Lembra que ele tem que combinar com o povo que segundo o vereador, lhe dá uma aprovação de apenas 28%. Diz que “a rejeição de Maurício é muito alta. Ele deveria se preocupar em governar e bem, parando de querer comprar as pseudo lideranças que andam por aí”.

Parnamirim necessita de muitas coisas. Pergunta sobre a obra marcante do atual prefeito. Não tem! Segundo o vereador não existe nada que possa ser dito como algo de positivo de uma administração abaixo da crítica.

Perguntado sobre as questões graves de Nova Parnamirim, disse que um novo Plano Diretor está sendo estudado por uma comissão composta por ele, e os vereadores Valério e Elienai, com a ajuda de técnicos dos setores diversos que envolvem esse trabalho. Consultores estão sendo convocados e esse trabalho está sendo feito com muita responsabilidade.

Sua filha Rayane Figueiredo participou da conversa dizendo da necessidade de levar à juventude ações que a deixa longe das drogas, grave problema em nossa cidade, causando tristeza no seio familiar e provocando inúmeros homicídios. Esporte e cultura são dois itens que não deveriam faltar nessa cesta básica da paz. Ela que participou de ações que reverenciaram a paz acredita nessa receita, “só falta o poder público enxergar isso”.

A observação que fazemos é simples: um bom quadro para ser analisado pela sociedade de Parnamirim. Um homem conhecido e votado em várias ocasiões e com sucesso já que foi eleito por 5 vezes. Nível cultural e postura adequada para desempenhar a função a que se propõe, merece espaço para divulgar suas ideias.

Gildásio Figueiredo entrará nos próximos dias com o desligamento do PSB e tendo sucesso, que esperamos que o tenha, estará ingressando no PSDB para disputar o executivo de nossa cidade. Uma boa opção na vida política de Parnamirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário