quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Data: 24 de dezembro de 2011. Convidados: Padre João Batista da Paróquia da Nossa Senhora da Conceição sediada em Nova Parnamirim e Irandê Lira e Mário Lúcio do Núcleo de Estudos Espíritas Estância da Paz, sediado em Parnamirim.

O programa do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, teve como homenageada na sua parte cultural a percussionista e cantora baiana IVETE SANGALO. Sua biografia e dose dupla de sucessos executadas, escolhidas em seu vasto repertório que sempre encantaram o público brasileiro. 

ENTREVISTA

Padre João Batista da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Irandê Lira, presidente do Núcleo de Estudos Espíritas Estância da Paz, devidamente acompanhado de seu esposo Mário Lúcio, participaram como convidados do programa que teve como tema central a importância de Jesus Cristo e da comemoração do Natal.

Duas vertentes religiosas distintas, mas de ideal comum quanto da importância de Jesus Cristo na vida de todos os que têm no cristianismo o balizador no caminhar dessa vida terrena. Ficou patente que o amor e a união entre as pessoas, a tolerância e a reflexão em busca da convivência pacífica e harmoniosa deve ser constante. E é o que tem faltado. O exemplo de Cristo, ao se sacrificar por todos nós não tem sido dado devida importância. Têm faltado ao homem, no seu dia a dia, talvez pela atribulada condição de sobrevivência a tolerância e a paz tão necessária. 

Os ensinamentos se perdem e o chamamento para os lugares de fé se tornam necessários. As igrejas de cunho comercial proliferam, demonstrando o verdadeiro tamanho do ser humano.
Padre João Batista, em inspirada mensagem que comoveu a todos, conclamou as pessoas na necessidade de se aproximar de Deus e de Jesus. Descobrir a alegria da companhia em comunhão, buscando dentro de si os verdadeiros valores cristãos.

Irandê Lira em concordância com o Padre João Batista acrescentou que as pessoas ao se encontrarem de fato com os preceitos emanados por Cristo, experimentam uma melhora espiritual extremamente benéfica para o seu caminhar na evolução proposta. A paz deve ser procurada sempre, e só através do amor é que se consegue alcança-la.

Num ambiente de harmonia e cordialidade a entrevista transcorreu, sem faltar alegria tão necessária ao momento. Afinal era o nascimento de Jesus Cristo que estava servindo de pretexto para aquela reunião. Outro fato lembrado era o cunho comercial que tomou conta do Natal. A principal razão da comemoração por vezes era totalmente esquecida. Lamentavelmente isso tem ocorrido cada vez mais. A figura do Papai Noel, com tudo o que representa, nem brasileiro sendo, ofuscando a figura do verdadeiro homenageado. Um momento de reflexão, uma oportunidade imperdível de pensar e repensar em tudo. 

O Padre João Batista lembrou que a Paróquia está em obras e as pessoas que quiserem colaborar poderão levar um saco de cimento de presente. As comemorações serão na própria igreja, embora tendo o inconveniente da reforma. Mas segundo o Padre, nada melhor do que participar no próprio local, no estado em que se encontra.

Irandê e Mário Lúcio informaram a programação do NEI para quem quiser conhecer a Doutrina Espírita, por vezes tão confundida e incompreendida. O endereço é: Rua Rio Madeira 455, Parque Industrial, Parnamirim, próximo à linha férrea. Na 2ª feira estudo da doutrina espírita às 20 horas, 5ª feira, reunião pública às 20 horas, sábado, às 15 horas evangelização na sede própria.

O Natal deveria servia para a evolução espiritual de ser humano. Infelizmente isso não ocorre de forma abrangente e plena. Mas atitudes talvez isoladas consigam ser o agente catalisador para um progresso da humanidade. Tantas correntes religiosas, tantos pensamentos divergentes, tantos líderes de multidões e às vezes dele mesmo, tantos donos da verdade, e o homem empacado numa poça d’água.

Para o homem apenas uma saída: Cuidar de sua vida e dos seus, ajudar ao próximo, ser solidário, exercer a cidadania, e aproveitar os ensinamentos que nos chegaram de graça. Ser bom! E como isso é difícil. Quão imperfeitos somos. Temos que nos policiar constantemente. Um dia, quem sabe, conseguiremos...  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário